Covid-19: Rio suspende vacinação para crianças por falta de doses

A vacinação infantil contra a covid-19, para crianças de cinco a 11 anos, foi suspensa nesta quinta-feira (17) na cidade do Rio de Janeiro por falta de doses do imunizante. É a terceira vez que a prefeitura do Rio interrompe o calendário de vacinação por este motivo, e, segundo o secretário de Saúde do município, Daniel Soranz, a retomada só deve acontecer na próxima terça-feira, 22 de fevereiro, já que há uma previsão de chegada do imunizante pediátrico na segunda-feira, 21.

Soranz lamentou, mais uma vez, a interrupção da vacinação das crianças, lembrando que a busca ativa que vinha sendo feita nas escolas públicas e também pelos agentes comunitários de saúde apresentou resultados muito positivos.

A secretaria de estado de Saúde informou que está prevista para esta sexta-feira, 18 de fevereiro, a entrega, pelo Ministério da Saúde, de 91 mil e 100 doses da vacina pediátrica da Pfizer contra a covid-19 e que a distribuição para os municípios fluminenses começa a ser feita na própria sexta.

Sobre a aplicação da dose de reforço do imunizante em adultos, Soranz reafirmou que a procura continua baixa e que somente 50% das pessoas aptas receberam a dose. Segundo ele, 670 mil cariocas ainda não voltaram para receber a terceira dose, o que abre espaço para a reintrodução de variantes que já passaram pelo Rio.

O Ministério da Saúde informou, em nota, que ainda nesta semana será enviada para o estado do Rio de Janeiro uma nova remessa com 297.700 doses de vacinas pediátricas. A nota diz que a pasta já enviou para o estado do Rio de Janeiro 965 mil doses de vacinas para crianças de 5 a 11 anos, sendo 594.400 da Pfizer e 370.600 da CoronaVac. Além disso, o estado já contava com 370 mil unidades de CoronaVac, totalizando 1,3 milhão de vacinas pediátricas para a campanha de imunização infantil.
Saúde Rio de Janeiro 17/02/2022 – 11:45 Paula Castro/ Marizete Cardoso Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional vacina Rio de Janeiro covid-19 Crianças quinta-feira, 17 Fevereiro, 2022 – 11:45 3:12

Fonte: Saúde

Share