Covid-19: uso de máscara deixa de ser obrigatório em São Paulo

As máscaras deixaram de ser obrigatórias em locais fechados no estado de São Paulo.  O governador do estado, João Dória, assinou, nessa quinta-feira, o decreto que flexibiliza o uso de máscaras em todos os ambientes, incluindo locais fechados.

A partir de agora, o uso é opcional em locais como escritórios, comércios, salas de aula e academias. Na semana passada, já tinha caído a obrigatoriedade em áreas externas.

Mas existem exceções. O uso de máscaras continua sendo obrigatório no transporte público: ônibus, metrôs e trens; e nos serviços de saúde.

Em nota a Secretaria de Comunicação do governo diz que a decisão está embasada na avaliação do Comitê Científico de que a situação epidemiológica melhorou.

Nas redes sociais, Dória justificou a decisão pelo “avanço da vacinação e a queda nas internações e óbitos”.

Mas a medida vem logo depois do governo confirmar um aumento de casos e mortes por covid-19 na semana passada.

Os casos subiram quase 42% e as mortes cresceram 7%. Já as internações tiveram uma queda de 18,5%. A Secretaria de Saúde diz que o aumento de casos e óbitos estaria associado ao represamento de dados durante o carnaval.
Saúde São Paulo 17/03/2022 – 18:44 Roberto Piza / GT Passos Eliane Gonçalves – Repórter da Rádio Nacional São Paulo Máscaras vacina covid quinta-feira, 17 Março, 2022 – 18:44 1:14

Fonte: Saúde

Share