Covid: Rio ainda não recomenda 4ª dose a idosos com menos de 80 anos

O Comitê de Enfrentamento, que assessora a Prefeitura do Rio de Janeiro nas decisões sobre a Covid 19, considera que ainda não há evidências científicas que justifiquem a recomendação da quarta dose pra idosos com menos de 80 anos.

A informação foi divulgada pelo secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, durante entrevista coletiva nesta segunda-feira, após a reunião do Comitê Especial.

Sobre o público-alvo das próximas doses de reforço, a Secretaria Municipal de Saúde informa que aguarda posição do Ministério da Saúde. Desde a semana passada, já estão sendo imunizados com a segunda dose de reforço os idosos de 80 anos ou mais. E, até o momento, mais de 27 mil compareceram aos postos, número que representa aproximadamente 16% do público alvo.

Sobre a circulação de uma variante do coronavírus, denominada como BA2, que já resultou em novos casos na Europa, Soranz afirmou que esta cepa não representa perigo imediato para o Rio.

O Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19 avaliou como favorável o cenário epidemiológico da pandemia na cidade, com índices de positividade de testes em queda, na marca de 2%, e taxas de transmissão do vírus em 3,1. Ou seja, cada pessoa infectada transmite o vírus para mais de três pessoas. No entanto, o Comitê recomenda que se mantenha a exigência do passaporte vacinal, até que 70% da população esteja vacinada com a dose de reforço.
Saúde Rio de Janeiro 28/03/2022 – 15:51 Raquel Mariano / Guilherme Strozi Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional quarta dose covid Rio de Janeiro segunda-feira, 28 Março, 2022 – 15:51 2:23

Fonte: Saúde

Share