Entenda o que é afasia, distúrbio que afeta Bruce Willis

O ator americano Bruce Willis, de filmes como “Difícil de Matar” e “Corpo Fechado”, surpreendeu o mundo com o anúncio de paralisar a carreira. Ele vai se afastar depois de ser diagnosticado com afasia. Esse distúrbio afeta a capacidade de fala e escrita do paciente, assim como a compreensão delas.

A afasia aparece depois de um dano no cérebro. O AVC (Acidente Vascular Cerebral), é a principal causa, mas há outras como traumatismo e aneurisma. Há também a afasia progressiva primária, mais rara, que está relacionada a uma degeneração cerebral.

Se a pessoa começa a esquecer palavras, tem dificuldade de expressar uma ideia, é hora de ficar alerta, como explica Maria Isabel Freitas, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

O diagnóstico é feito em parceria entre neurologista e fonoaudiólogo. O tratamento leva em consideração o tipo de afasia e pode ter resultados muito bons, diz a fonoaudióloga Maria Isabel Freitas.

Para prevenir a afasia  o melhor é buscar um estilo de vida saudável, com exercícios físicos e atividades prazerosas para o cérebro.

* Com produção de Daniel Lima
Saúde Brasília Dia Mundial da Voz: como dubladores criam novas identidades vocais 01/04/2022 – 13:00 Leila dos Santos (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira Gabriel Brum* , da Rádio Nacional em Brasília afasia Fonoaudiologia sexta-feira, 1 Abril, 2022 – 13:00 1:43

Fonte: Saúde

Share