Hoje, 24 de março, é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose

O 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Em 2020, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) eram 10 milhões de pessoas com a doença no mundo. Até 2019, antes da pandemia da covid, a tuberculose era a primeira causa de morte por um único agente infeccioso, ultrapassada apenas pelo coronavírus, nos dias atuais.

No ano passado, foram mais de 68 mil novos casos registrados no Brasil e em 2020, quase 70 mil. Mas, de acordo com o Ministério da Saúde, a pandemia pode ter maquiado esses dados, com subnotificações já que houve uma queda no número de registros. A pasta destaca ainda que pessoas mais pobres e com doenças crônicas, como HIV, são mais vulneráveis à bactéria que causa a doença.

E justamente para ajudar a combater e prevenir a tuberculose, o governo federal aproveita o Dia Mundial de Combate à doença, para lançar ações que ajudam nesse objetivo. Para este ano, 4 novos testes serão lançados para ampliar o número de diagnósticos, publicações e guias também foram formatados para orientar a população e os profissionais de saúde.

O Brasil tem a meta de reduzir a incidência da tuberculose em 90% até 2035, alcançando 10 casos por 100 mil habitantes. É o Plano Brasil Livre da Tuberculose, que pretende também reduzir o número de mortes em 95%, com a meta de 230 óbitos também até 2035.

O ministro da saúde substituto, Rodrigo Cruz, destacou a importância de todos se vacinarem com a BCG, que previne a tuberculose, e destacou também que o diagnóstico precoce é essencial para alcançarmos as metas do Plano.

Os sintomas da tuberculose são tosse prolongada, por mais de 30 dias, febre e perda de peso. Nesses casos, é preciso buscar uma Unidade Básica de Saúde. 
Saúde Brasília 24/03/2022 – 14:13 Leila Santos/Edgard Matsuki Beatriz Albuquerque – Repórter da Rádio Nacional Tuberculose saúde OMS quinta-feira, 24 Março, 2022 – 14:13 2:10

Fonte: Saúde

Share