Ministério da Saúde indica Fiocruz para centro de pesquisa dos Brics

A Fiocruz vai representar o Brasil no Centro Brics de Pesquisa e Desenvolvimento de Vacinas. A indicação do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) foi feita pelo Ministério da Saúde.

A iniciativa quer fortalecer a capacidade produtiva dos países participantes do grupo e tornar mais igualitário o acesso aos imunizantes.

A proposta de criação do Centro foi aprovada em setembro do ano passado na cúpula do Brics, que é formado por Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul, como resposta às dificuldades enfrentadas pelos países no combate à covid e também para aumentar a vigilância contra pandemias futuras.

Os países pretendem estabelecer cooperação entre suas fábricas e definir padrões de forma a evitar problemas na produção como os ocorridos na pandemia. Além de compartilhar experiências, informações e treinamento.

No ano passado a Fiocruz foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde como centro para desenvolvimento e produção de vacinas contra a covid com tecnologia de RNA mensageiro na América Latina.

A fundação brasileira também deve aumentar em quatro vezes a produção de imunizantes e biofármacos com a construção do Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde, em Santa Cruz, no Rio de Janeiro, que será o maior centro de fabricação de produtos biológicos da região. A unidade deverá ficar pronta em 2025.
Saúde Rio de Janeiro 23/03/2022 – 19:45 Sheily Noleto / GT Passos Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional Fiocruz vacina Brics quarta-feira, 23 Março, 2022 – 19:45 1:26

Fonte: Saúde

Share