Número de casos de covid-19 no mundo diminui pela segunda semana

O número de casos de covid no mundo diminuiu pela segunda semana consecutiva. É o que aponta a última atualização epidemiológica da OMS, a Organização Mundial da Saúde. Entre 28 de março a 3 de abril, houve redução de 16% no total de casos. As mortes também caíram de maneira acentuada: 43% em relação à semana anterior.

Nesse mesmo período, foram mais de 9 milhões de casos e 26 mil novas mortes, mas, segundo a OMS, todas as regiões mostraram tendência decrescente nesses dois fatores.

Quando se analisa a situação nas Américas, o relatório mostra que por aqui o percentual de queda foi de 15%. Os Estados Unidos lideram o número de novos casos. O Brasil fica em segundo lugar, com 172 mil casos. Mas esse número é 25% menor do que na semana anterior. O número de mortes também caiu 19%.

Os dados, entretanto, devem ser interpretados com cautela, segundo a OMS. Isso porque vários países mudaram a estratégia de testagem, o que pode ter prejudicado a contagem. Além disso, a redução, ainda segundo o relatório, é considerada “artificial” porque na semana anterior houve um pico de mortes nos Estados Unidos e Chile, por exemplo, por conta de mudanças técnicas na contagem dos casos. O número abrangeu também casos correspondentes a meses anteriores.
Saúde Brasília 06/04/2022 – 10:28 Sâmia Mendes/Edgard Matsuki Priscilla Mazenotti – Repórter da Rádio Nacional Casos covid-19 Mundo quarta-feira, 6 Abril, 2022 – 10:28 1:40

Fonte: Saúde

Share