Racismo e pobreza foram agravantes para aumento de casos de covid

Um estudo conduzido por pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz, identificou que a contaminação pelo vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, em trabalhadores da saúde do Instituto, foi influenciada pela desigualdade social.

A pesquisa, que levantou os grupos mais expostos à doença, analisou testes sorológicos realizados em 1.154 trabalhadores da instituição, no período entre junho e julho de 2020. E traçou um paralelo entre as condições de vida e de trabalho desses profissionais.

O artigo relata que 30% dos trabalhadores do hospital tiveram anticorpos contra o vírus detectados em seus exames, percentual muito superior à taxa de contaminação da população em geral, que foi de 3% a 5% no período analisado.

A primeira autora do artigo, a aluna de doutorado e fisioterapeuta do Instituto, Roberta Fernandes Correia, destaca que variáveis raciais também contribuíram para esses resultados.

O estudo avaliou que a forma de deslocamento da residência para o trabalho influenciou nos percentuais de contaminação, já que o grupo que usou transporte coletivo teve resultados positivos com mais frequência do que aqueles que usaram carro, motocicleta ou táxi.

Diante desse cenário, Roberta Fernandes avalia que a solidariedade seja o antídoto para a desigualdade.

O estudo mostrou ainda que, no grupo avaliado, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos do Instituto Fernandes Figueira tiveram um percentual de positividade de 25% para Covid, enquanto nos cargos administrativos, recepcionistas, seguranças e agentes de limpeza essa proporção superou 40%.
Saúde Rio de Janeiro Pesquisa aponta aumento do racismo nas abordagens policiais no Rio Covid-19: Brasil tem 28,2 milhões de casos e 644,6 mil mortes 22/02/2022 – 16:36 Guilherme Strozi Solimar Luz – Repórter da Rádio Nacional covid Racismo Desigualdade Social Fiocruz terça-feira, 22 Fevereiro, 2022 – 16:36 3:21

Fonte: Saúde

Share