Rio de Janeiro começa aplicação de 4ª dose da vacina contra covid

A cidade do Rio de Janeiro começou a aplicar a segunda dose de reforço contra a covid-19 em idosos e imunodeprimidos. Todas as pessoas com mais de 80 anos já podem procurar as unidades de saúde do município para receber a quarta imunização. O mesmo vale para os maiores de 18 anos com alguma condição de saúde que comprometa o sistema imunológico.

O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, explicou que, quem for se vacinar contra a gripe, a partir da semana que vem, poderá tomar a dose de reforço contra a covid no mesmo dia. Mas, de acordo com ele, o ideal é que ela seja aplicada pelo menos 4 meses depois da primeira dose de reforço.

Já a aplicação da quarta dose no público em geral ainda não foi recomendada pelo Ministério da Saúde. A expectativa é que os idosos entre 60 e 80 anos voltem a se vacinar um ano após a terceira dose.

Soranz ressaltou que o cenário epidemiológico da capital fluminense hoje é favorável, com poucas internações por covid e cada vez menos registros de casos graves. 

O avanço da vacinação também é a condição para que o Rio deixe de exigir o passaporte vacinal em locais como restaurantes, museus e academias de ginástica. A prefeitura já decidiu que a obrigação cairá assim que a cidade atingir 70% da população com a dose de reforço.

© Marcello Casal JrAgência Brasil

Saúde Imunização é para maiores de 80 anos ou pessoas com comorbidades Rio de Janeiro 24/03/2022 – 11:50 Nadia Faggiani/Edgard Matsuki Tâmara Freire – Repórter da Rádio Nacional Rio de Janeiro Vacinação covid-19 quinta-feira, 24 Março, 2022 – 11:50 2:08

Fonte: Saúde

Share