Vacina da gripe começa a ser aplicada em todo o país

O Ministério da Saúde distribuiu 80 milhões de doses da vacina da gripe para todo o país. A campanha de imunização da influenza iniciou nessa segunda-feira, para idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde.

A partir de 03 de maio a campanha será ampliada. Será a vez de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. Gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, população privada de liberdade, pessoas com comorbidades e deficiência permanente também estão incluídos.

Este ano a campanha contra a influenza vai ser realizada em conjunto com a do sarampo. Crianças e trabalhadores da saúde são o público-alvo. Entre 2018 e 2021, foram registrados quase 40 mil casos de sarampo e 40 mortes devido à enfermidade no país.

O secretário de vigilância da saúde, Arnaldo Medeiros explicou que  juntar as duas campanhas interrompe a circulação ativa do sarampo e protege a população. A vacina contra influenza será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga participou do lançamento oficial da campanha em um posto de saúde em Brasília. E convidou a população brasileira a se vacinar. Queiroga lembrou que não há problema em se imunizar contra à covid 19, sarampo e a gripe ao mesmo tempo.

O dia D de mobilização nacional da campanha está previsto para  30 de abril.
Saúde Brasília 04/04/2022 – 20:35 Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde Kariane Costa – Repórter da Rádio Nacional vacina contra a gripe segunda-feira, 4 Abril, 2022 – 20:35 2:07

Fonte: Saúde

Share